Close Menu
Porto Alegre
  • Home
  • Notícias
    • Brasil
    • Tocantins
    • Entretenimento
    • Politica
    • Cidade
  • Nossa Cidade
  • Locutores
  • Programação
  • Fale Conosco
Facebook Instagram WhatsApp
Porto Alegre sexta-feira, 16 janeiro
Facebook Instagram TikTok
Pedir Música
  • Home
  • Notícias
    1. Brasil
    2. Tocantins
    3. Entretenimento
    4. Politica
    5. Cidade
    6. Ver Todas

    Batalha de Rap Macapá terá duelos de rima e venda de comidas típicas no Mercado Central

    setembro 16, 2024

    ‘Maio Amarelo’ tem ações em escolas e ruas para prevenir acidentes no trânsito no AP

    setembro 16, 2024

    Crianças autistas participam de sessão de terapia com cães do Bope em Macapá

    setembro 16, 2024

    Jacaré de 2 metros é resgatado dentro do campus do Ifap em Macapá; é o 2º animal em 17 dias

    setembro 16, 2024

    VÍDEO: Jornal Anhanguera 2ª Edição-TO de sexta-feira, 16 de janeiro de 2026

    janeiro 16, 2026

    Entenda por que o gabinete do vice-governador do TO foi transferido do Palácio para prédio comercial

    janeiro 16, 2026

    Águia de Marabá: ‘Ansioso para abraçar meu filho’, diz pai de jogador que sobreviveu a acidente na BR-153, em Tocantins

    janeiro 16, 2026

    Jogadores do Águia de Marabá seguem viagem após acidente que matou preparador; técnico está na UTI

    janeiro 16, 2026

    Siso apresenta em março ‘Ferro e fogo’, álbum autoral que traz Tiê e Luiza Brina

    janeiro 16, 2026

    É #FAKE que Kleber Mendonça Filho, diretor de ‘O agente secreto’, seja banqueiro ou ‘sócio’ da Havaianas

    janeiro 16, 2026

    Single de Alcione com sons do Amapá é ação de marketing para promover o enredo da Mangueira no Carnaval 2026

    janeiro 16, 2026

    Duda Beat termina namoro com seu produtor musical, Tomás Tróia, após 9 anos

    janeiro 16, 2026

    Barroso autoriza Marcos Valério a cumprir pena no regime semiaberto

    setembro 16, 2024

    STF perdoa pena de mais dois condenados no mensalão do PT com base no indulto de Temer

    setembro 16, 2024

    Ministro do STF nega revisão de pena para Ramon Hollerbach no mensalão do PT

    setembro 16, 2024

    STF concede liberdade condicional à ex-presidente do Banco Rural Kátia Rabello

    setembro 16, 2024

    VÍDEO: Jornal Anhanguera 2ª Edição-TO de sexta-feira, 16 de janeiro de 2026

    janeiro 16, 2026

    Entenda por que o gabinete do vice-governador do TO foi transferido do Palácio para prédio comercial

    janeiro 16, 2026

    Águia de Marabá: ‘Ansioso para abraçar meu filho’, diz pai de jogador que sobreviveu a acidente na BR-153, em Tocantins

    janeiro 16, 2026

    Siso apresenta em março ‘Ferro e fogo’, álbum autoral que traz Tiê e Luiza Brina

    janeiro 16, 2026
  • Nossa Cidade
  • Locutores
  • Programação
  • Fale Conosco
Porto Alegre
Home»Tocantins»Jabuti resgatado após ficar anos preso embaixo de piso está de quarentena e vai passar por exames, diz veterinária
Tocantins

Jabuti resgatado após ficar anos preso embaixo de piso está de quarentena e vai passar por exames, diz veterinária

fevereiro 20, 2025Nenhum comentário0 Visitas

O animal foi resgatado na segunda-feira (17) e será observado pelos veterinários do Naturatins, que irão determinar se ele poderá ser solto na natureza ou não. O jabuti foi encontrado em Itacajá. Vídeo mostra jabuti após ser resgatado e levado para Centro de Fauna em Palmas
O jabuti que ficou anos preso embaixo de uma casa e foi achado há 20 dias está em quarentena e vai ser observado pela equipe do Centro de Fauna, um centro estadual de assinstência e proteção de animais silvestres ligado ao Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), em Palmas. Segundo a veterinária e coordenadora do centro, Mayumi Caetano Matuoca, a equipe deve fazer um estudo de comportamento para saber se ele terá condições de ser solto na natureza ou não.
“Agora ele vai ficar em observação e depois do quarentenário, a gente faz estudo do comportamento. Depois dos resultados de exames, a gente faz uma avaliação clínica junto com o estudo de comportamento para saber se esse animal tem possibilidade de uma soltura”, explicou.
📱 Participe do canal do g1 TO no WhatsApp e receba as notícias no celular.
Jabuti em Centro de Fauna após ser resgatado em Itacajá
Reprodução/Naturatins
O jabuti foi resgatado na segunda-feira (17) e levado para o Cefau. Durante a triagem, os veterinários identificaram que o animal é um macho e da espécie chelonoidis carbonaria, conhecida popularmente como jabuti-piranga.
Agora, ele deve passar por exames bioquímicos, de hemograma e outros. Segundo a veterinária, o animal tem uma deformidade no casco, mas possui um comportamento normal até o momento.
“Ele está se alimentando, tá se movimentando normalmente. Fizemos a biometria dele e agora ele está em quarentena, né? A gente aproveita para fazer todos os exames, para observar o animal. Aparentemente, ele está um animal normal. Ele tem uma deformidade muito local no casco”, contou.
Após a avaliação de comportamento, se for identificado que ele não consegue viver na natureza, ele será encaminhado para outra área. “Geralmente para zoológico ou para centro de conservação. O Cefau não fica com nenhum animal. Lá é um centro de passagem”, explicou Mayumi Caetano.
Não era infiltração, era um jabuti
Luiza e o marido chamaram um pedreiro para verificar uma infiltração na casa deles, no dia 7 de fevereiro. O pedreiro identificou que uma parte do piso estava oca e começou a quebrar. Naquele momento, eles perceberam que a infiltração, na verdade, era um jabuti que estava soterrado. A moradora acredita que o jabuti ficou no local por quase 10 anos.
Jabuti é encontrado embaixo de piso
Reprodução
Antes do Naturatins buscar o animal, ele ficou na casa de Luiza, em um banheiro reservado. Por causa do tempo que passou embaixo do piso, ele passou a ter sensibilidade à luz.
Segundo o biólogo Aluísio Vasconcelos de Carvalho, o animal é da classe dos répteis e onívoro, ou seja, come tanto animais quanto vegetais, o que facilitou a adaptação dele. O jabuti possui um metabolismo lento e por causa disso, pode ter sobrevivido por tanto tem embaixo do piso.
Outro fator que pode ter contribuído para a sobrevivência dele foi a estivação, quando o réptil reduz a atividade metabólica durante períodos de calor e seca. Dessa forma, ele economiza energia, se protege da desidratação e pode entrar em estado de dormência.
Vídeo mostra jabuti soterrado sendo retirado vivo embaixo de piso de casa
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.

Fonte: G1 Tocantins

Compartilhar. Facebook Twitter Telegram Email Copy Link WhatsApp

Mais Notícias

VÍDEO: Jornal Anhanguera 2ª Edição-TO de sexta-feira, 16 de janeiro de 2026

janeiro 16, 20260 Visitas

Entenda por que o gabinete do vice-governador do TO foi transferido do Palácio para prédio comercial

janeiro 16, 20260 Visitas

Águia de Marabá: ‘Ansioso para abraçar meu filho’, diz pai de jogador que sobreviveu a acidente na BR-153, em Tocantins

janeiro 16, 20260 Visitas
BANNER LOCAL LATERAL
Top Posts

Acidente entre carro e caminhão deixa quatro pessoas feridas e uma mulher morta na TO-070

setembro 7, 202562 Visitas

Médico é suspeito de invadir carro e agredir delegado aposentado durante confusão no trânsito

setembro 19, 202439 Visitas

Filmes de 2026: quais as estreias mais aguardadas do ano? Veja principais lançamentos do cinema

janeiro 9, 202627 Visitas

Do Oscar a Lady Gaga no Rio: os grandes marcos da cultura em 2025

dezembro 27, 202520 Visitas
Siga-nós
Facebook Instagram YouTube WhatsApp TikTok
Nosso App
© 2026 Rádio afiliada a Farcom Tocantins - www.farcomto.org

Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.