Jovem com deficiência intelectual complexa desenhou vestido que Sandra Annenberg usou em premiação no Domingão
Jackson, que tem deficiência intelectual complexa. Ele não lê nem escreve, mas se comunica por meio da arte. O jovem desenhou um vestido para a jornalista Sandra, que o conheceu há sete anos na ONG em que ele faz parte. Os dois se reencontram no Globo Repórter desta sexta-feira (19). Veja no vídeo acima.
“Foi com esse vestido que eu ganhei o prêmio do Domingão”, lembra Sandra, emocionada.
Quem é jovem com deficiência intelectual complexa que desenhou vestido que Sandra Annenberg usou em premiação no Domingão
Reprodução/TV Globo
Jackson é aluno de desenho de moda há 14 anos, orientado por Márcio, seu tutor. No portfólio, o jovem exibe criações como um kimono transparente, uma bolsa de mão estilizada, peças que revelam sua sensibilidade e criatividade.
“Quando vi os primeiros trabalhos dele, pensei: ele é uma joia que precisa ser lapidada”, diz Márcio.
Jackson é um dos destaques da ACESA — Associação Cultural Educacional Social e Assistencial — uma entidade sem fins lucrativos. Ele é uma das 180 crianças e jovens recebem estímulos nas áreas de saúde, esporte, educação e cultura.
A ACESA nasceu oficialmente em 2002, mas a história começou bem antes, graças à iniciativa da psicomotricista Heloísa de Carvalho Crissiuma, pioneira da equoterapia no Brasil.
“Quando a ACESA fechou, foi difícil. Eu estava indo bem, aí tudo desandou”, conta Jackson.
Com apoio das doações feitas ao projeto Criança Esperança, a associação conseguiu reabrir as portas. Hoje, Jackson continua desenvolvendo seu talento.
“O mundo tem que te conhecer. Você é muito talentoso”, diz Sandra.
Sandra Annenberg reencontra jovem com deficiência intelectual que desenhou vestido que ela usou em premiação no Domingão
Reprodução/TV Globo
Veja a íntegra do programa no vídeo abaixo:
Confira as últimas reportagens do Globo Repórter:
Fonte: G1 Entretenimento