Close Menu
Alegria FM
  • Home
  • Notícias
    • Brasil
    • Tocantins
    • Entretenimento
    • Politica
    • Cidade
  • Nossa Cidade
  • Locutores
  • Programação
  • Fale Conosco
Facebook Instagram WhatsApp
Alegria FM quarta-feira, 29 abril
Facebook Instagram TikTok
Pedir Música
  • Home
  • Notícias
    1. Brasil
    2. Tocantins
    3. Entretenimento
    4. Politica
    5. Cidade
    6. Ver Todas

    Batalha de Rap Macapá terá duelos de rima e venda de comidas típicas no Mercado Central

    setembro 16, 2024

    ‘Maio Amarelo’ tem ações em escolas e ruas para prevenir acidentes no trânsito no AP

    setembro 16, 2024

    Crianças autistas participam de sessão de terapia com cães do Bope em Macapá

    setembro 16, 2024

    Jacaré de 2 metros é resgatado dentro do campus do Ifap em Macapá; é o 2º animal em 17 dias

    setembro 16, 2024

    Linhas são recolhidas pela polícia no local onde jovem morreu após ser atingido no pescoço

    abril 28, 2026

    Moradores de Palmas cobram avanço após criação de subprefeituras

    abril 28, 2026

    Mecânico que ficou 20 dias perdido na mata diz que tentou ligar para a família: ‘Celular estava desligado’

    abril 28, 2026

    Jovem morre após ser atingido no pescoço enquanto andava de moto no interior do Tocantins

    abril 28, 2026

    Roger Sweet, criador do personagem ‘He-Man’, morre aos 91 anos

    abril 28, 2026

    Quarteto Enredado entrelaça Ivan Lins, Heitor Villa-Lobos e Tonico & Tinoco no repertório do álbum ‘Fantasia sertaneja’

    abril 28, 2026

    Péricles aposta no mix de pagode com sertanejo em feat com Ana Castela no inédito single ‘Simplesmente acontece’

    abril 28, 2026

    Ed Sheeran anuncia show em São Paulo

    abril 28, 2026

    Barroso autoriza Marcos Valério a cumprir pena no regime semiaberto

    setembro 16, 2024

    STF perdoa pena de mais dois condenados no mensalão do PT com base no indulto de Temer

    setembro 16, 2024

    Ministro do STF nega revisão de pena para Ramon Hollerbach no mensalão do PT

    setembro 16, 2024

    STF concede liberdade condicional à ex-presidente do Banco Rural Kátia Rabello

    setembro 16, 2024

    Linhas são recolhidas pela polícia no local onde jovem morreu após ser atingido no pescoço

    abril 28, 2026

    Roger Sweet, criador do personagem ‘He-Man’, morre aos 91 anos

    abril 28, 2026

    Quarteto Enredado entrelaça Ivan Lins, Heitor Villa-Lobos e Tonico & Tinoco no repertório do álbum ‘Fantasia sertaneja’

    abril 28, 2026

    Moradores de Palmas cobram avanço após criação de subprefeituras

    abril 28, 2026
  • Nossa Cidade
  • Locutores
  • Programação
  • Fale Conosco
Alegria FM
Home»Entretenimento»Luca Argel mapeia no álbum ‘O homem triste’ a jornada de masculinidade tóxica que contamina meninos já na infância
Entretenimento

Luca Argel mapeia no álbum ‘O homem triste’ a jornada de masculinidade tóxica que contamina meninos já na infância

janeiro 13, 2026Nenhum comentário0 Visitas

Capa do álbum ‘O homem triste’, de Luca Argel
Obra de Marina Poppovic
♫ CRÍTICA DE ÁLBUM
Título: O homem triste
Artista: Luca Argel
Cotação: ★ ★ ★ ★
♬ Luca Argel estranhou quando notou o afilhado mais agressivo ao voltar da escola. O menino passou a rejeitar cores, roupas e brinquedos de que antes gostava. Argel concluiu que, na convivência com os colegas da escola, o afilhado começara a ser contaminado por noções equivocadas que fizeram nascer, como efeito imediato, a semente de masculinidade tóxica que germina na alma dos homens desde a infância e, uma vez germinada, rege atitudes machistas na vida adulta. Nasceu dessa percepção a ideia de “O homem triste”, quinto álbum autoral de Argel, cantor, compositor e músico carioca que migrou para Portugal em 2012.
“O homem triste” chega ao mundo fonográfico digital em 23 de janeiro com produção musical de Moreno Veloso e capa que expõe obra criada pela artista visual Marina Poppovic em sintonia com o conceito do disco.
Sim, “O homem triste” é álbum conceitual em que, ao longo de nove canções autorais, Luca Argel mapeia a jornada de masculinidade tóxica na vida de homens que se tornam travados e tristes ao notarem que caíram na armadilha social de camuflar emoções.
O álbum “O homem triste” está alinhado com o conceito do disco anterior do artista, “Meigo energúmeno – Luca Argel canta Vinicius” (2025), EP em que Argel questionou o machismo embutido em letras do compositor e poeta Vinicius de Moraes (1913 – 1980).
A estrofe inicial da letra da boa música-título “O homem triste” – “Foi na TV que aprendi a ser homem / Foi na escola e nos filmes de herói / Ser o maior, o mais forte, o primeiro / E ainda não sentir-se inteiro” – sintetiza o argumento do álbum gravado por Argel entre Rio de Janeiro (RJ) e Almada (Portugal) com banda estelar formada pelos músicos Alberto Continentino (baixo), Domenico Lancellotti (bateria), Leo Martins (percussão), Pedro Sá (guitarra) e Pri Azevedo (piano, sanfona e teclados), além do próprio Moreno Veloso (no prato e na faca) e de cordas orquestradas por Marcelo Caldi. A letra da faixa-título embute citações de versos das músicas “Canal zero” (Manel Cruz, 2008) e “Homem” (Caetano Veloso, 2006).
A intenção do artista de apresentar um cancioneiro de acento mais pop, interpretado de forma mais exteriorizada, esbarra na suavidade natural do canto quase cool de Luca Argel e na (apropriada) opção por uma sonoridade mais íntima.
Destaque da safra autoral do álbum, “Primeiro mar” tangencia a onda calma de um reggae com versos poéticos como “O primeiro mar de todo mundo / Fica dentro de uma mulher / E no seu olhar fica o segundo / De onde ninguém sai porque quer”, sínteses da ligação uterina que todo homem tem como uma mulher ao nascer para a vida.
“Tive que mentir” dá sequência à jornada reflexiva do álbum de Argel com o mesmo grau de inspiração. Em “É pedir demais?”, canção ambientada em atmosfera de bossa nova, o cantor e compositor rejeita cobranças por perfeições poéticas e vocais em atitude simpática já que eventuais fragilidades são detectadas ao longo de “O homem triste” sem comprometer a beleza da obra.
“Homem / Onde escondes as palavras quando as forças somem?”, questiona Argel nos versos iniciais de “Homem (a canção)”, faixa em que o artista expõe os limites masculinos na exploração do prazer oferecido pelo próprio corpo. “Poço / De tesouros da sola do pé até o pescoço / De textura e aromas da casca ao caroço / Onde é permitida a dor / E o dar”, rima o cantautor, jogando bem com as palavras.
O toque da sanfona de Pri Azevedo embala “Meu irmão”, canção que sublinha a ternura, a delicadeza e a poesia que guiam Argel neste álbum sensível antecedido por dois singles, sendo um deles “Arqueologia de armário”, samba cool apresentado em 9 de janeiro com as cordas que adornam a maior parte das faixas de “O homem triste”.
O samba se exterioriza em “Se acabou”. E, por falar em fim, “O homem triste” tem um fecho como todo bom álbum conceitual. Única música assinada por Luca Argel com um parceiro (no caso, César Lacerda), a canção “Quando a cura começa” antevê, sobre acordes de piano, uma luz na escuridão em que homens são jogados ainda na infância. “Não há tempo pro pavor / E não há tempo pra adiar o amor”, pondera Argel na canção final.
Ainda que o cancioneiro do artista não tenha uma assinatura realmente original, o álbum “O homem triste” eleva a Arte de Luca Argel a um novo patamar na música do século XXI. Numa era em que a maioria das músicas parece flores de plástico, Lucas Argel se alimenta de emoções e reflexões reais em “O homem triste”.

Fonte: G1 Entretenimento

Compartilhar. Facebook Twitter Telegram Email Copy Link WhatsApp

Mais Notícias

Roger Sweet, criador do personagem ‘He-Man’, morre aos 91 anos

abril 28, 20260 Visitas

Quarteto Enredado entrelaça Ivan Lins, Heitor Villa-Lobos e Tonico & Tinoco no repertório do álbum ‘Fantasia sertaneja’

abril 28, 20260 Visitas

Péricles aposta no mix de pagode com sertanejo em feat com Ana Castela no inédito single ‘Simplesmente acontece’

abril 28, 20260 Visitas
BANNER LOCAL LATERAL
Top Posts

Acidente entre carro e caminhão deixa quatro pessoas feridas e uma mulher morta na TO-070

setembro 7, 202562 Visitas

Médico é suspeito de invadir carro e agredir delegado aposentado durante confusão no trânsito

setembro 19, 202440 Visitas

Filmes de 2026: quais as estreias mais aguardadas do ano? Veja principais lançamentos do cinema

janeiro 9, 202627 Visitas

Do Oscar a Lady Gaga no Rio: os grandes marcos da cultura em 2025

dezembro 27, 202520 Visitas
Siga-nós
Facebook Instagram YouTube WhatsApp TikTok
Nosso App
© 2026 Rádio afiliada a Farcom Tocantins - www.farcomto.org

Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.